Grandes jogadores deixam marcas em todos os amantes do futebol e nesse momento todos nós sentimos um aperto no peito. Podemos dizer que 2/3 da despedida de Iniesta estão completos.
Primeiro a saída do Barcelona, migrando para o Vissel Kobe-JAP. Nessa Copa do Mundo fez sua última partida com a camisa da seleção espanhola. Em breve seremos obrigados a ver Iniesta deixando o futebol de vez, mas nenhum torcedor deseja ou está pronto para esse momento.
Durante 16 anos, vimos o melhor do futebol nos pés de Iniesta. Como um maestro que rege sua orquestra, Iniesta comandava a equipe do Barcelona por toda a Europa e também sua seleção. Ao lado de Xavi, pela Espanha e pelo Barcelona, eram idolatrados por torcedores em todo o mundo. A dupla de meio-campistas fazia mágica em campo.
Iniesta é aquele jogador que é indispensavelmente citado nas preleções adversárias, é aquele jogador amado por quem torce ou não para o time que ele defende e até mesmo pelos adversários. Iniesta representa o que há de melhor no futebol.
O modo como trata a bola, como lê e distribui o jogo, como dita o ritmo das partidas é único. Iniesta revolucionou o futebol mostrando que um jogador, independente de seu tamanho, de sua velocidade, precisa ser talentoso, precisa ser decisivo. De decisão Iniesta entende.
Autor do gol do título da Copa do Mundo de 2010 pela Espanha, Iniesta demonstrou durante toda sua carreira seu poder de decisão através de um gol ou de uma assistência. Tanto para o Barcelona quanto para a Espanha, Iniesta ganhou inúmeros jogos.
Mesmo sendo brilhante, sendo decisivo, Iniesta encerrará a carreira sem uma bola de ouro. Poderia ter ganho pelo menos em duas ocasiões o prêmio, não seria nenhum exagero, mas tudo bem. A bola de ouro não teve a honra de ser entregue a Andrés Iniesta.
Amado por todos, o ciclo de Iniesta está perto do fim. Mas ainda não acabou. Mesmo no Japão, esperamos ver ainda as últimas mágicas que poderá fazer.
Obrigado, Iniesta. O futebol ganhou muito com sua chegada e perderá muito com sua partida. Quando chegar a hora, seu legado ficará e a saudade será imensa dentro de todos os nossos corações.
Abração,
Gabriel Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário