Análise: França 4x3 Argentina



Como bom brasileiro, confesso que adorei ver a Argentina eliminada. Era algo que já podia ter acontecido contra a Nigéria, mas o futebol é maldoso e deixou a esperança ser plantada no coração de alguns e destruída hoje.

Temos que deixar claro que a França jogou MUITA BOLA, muita bola mesmo. Domínio total durante praticamente todos os 90 minutos.

A Argentina só resolveu jogar bola no fim do primeiro tempo quando empatou o jogo com um golaço de Di Maria e no início do segundo quando virou o jogo com gol de Mercado após desviar o chute de Lionel Messi. É óbvio que grande parte da culpa desse fiasco é de Jorge Sampaoli, que já perdeu esse elenco faz tempo.

Como eu vinha dizendo anteriormente, a defesa da Argentina é muito ruim. Laterais e zagueiros que não oferecem nenhuma segurança e isso se comprova em números. Foram 4 jogos nessa Copa e 9 gols sofridos. Nessa defesa eu só salvo o Tagliafico, que vem jogando bem desde a época de Independiente. Agora me diz, como você quer que Messi resolva, que o Messi seja o jogador do Barcelona na seleção se as coisas lá atrás por exemplo já não funcionam?

Hoje Sampaoli fez a proeza de escalar Messi como falso nove. Isso mesmo, você não leu errado. Em toda a sua passagem pela Argentina, Sampaoli nunca escalou um time sem um centroavante. Obviamente, um jogo de mata-mata de uma Copa é um ótimo momento para fazer testes...
Resultado: Messi tinha que vir buscar jogo e quando tinha a bola, cadê o atacante?

Importante lembrar também que, por mais que não pareça, Dybala foi convocado. Será que em momentos como os de hoje, em que a seleção precisava marcar, precisava de alguém diferenciado além de Messi, Dybala não se encaixava?

Independentemente do fiasco argentino, exaltemos a partida dos franceses e principalmente de Mbappé. Eu posso estar falando besteira, mas em pouco tempo esse menino estará disputando a Bola de Ouro e se mantiver o mesmo ritmo, com grandes chances de ganhar.

Mbappé guardou dois, um deles se aproveitando das linhas altas da Argentina (outra evidência de como Sampaoli estava perdido) e infiltrando com facilidade para marcar. Há de se elogiar também as laterais da França. Pavard fez um golaço e uma partida muito segura. Hernández voltando de lesão deixa bem claro que é o dono da lateral esquerda.

Não sou grande fã de Didier Deschamps e nem acho que a França será a campeã, mas eles estão do nosso lado da chave e uma semifinal entre Brasil x França deve ser considerada.

Pra mim, os franceses são a grande ameaça pra nossa seleção nessa Copa. Além de um elenco muito qualificado, a história do confronto em Copas deixa a gente meio preocupado, mas se o confronto realmente acontecer, sairemos vencedores.

Jogos como o de hoje só comprovam o seguinte: Quem não ama a Copa do Mundo nem é gente.

Abração,
Gabriel Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário