Contratado em maio de 2016, Karius veio com moral do Mainz 05. Considerado o novo Neuer (malditas sejam as pessoas que fazem essas comparações), o goleiro alemão chegava pra disputar vaga com Simon Mignolet.
Após uma temporada de estreia sem brilho algum, ainda muito inseguro, Karius não disse a que veio.
Se no inÃcio da temporada 17-18 você perguntasse a um torcedor do Liverpool quem ele gostaria de ver como titular, com certeza haveria uma grande dúvida entre os dois, pois ambos estavam em baixa. A torcida clamava por um novo goleiro, alguém que trouxesse segurança para o time e para eles.
Conforme a temporada passou, Karius tomou a titularidade de Mignolet e permaneceu jogando até o fim da mesma. Com boas partidas, o goleiro ganhou confiança e passou a contar com a simpatia de mais torcedores do Liverpool. Há quem critique o alemão e há quem o defenda. Eu, particularmente, creio que se trata de um bom goleiro, nada extraordinário. Existem melhores no mercado e que estão ao alcance do Liverpool.
Como nunca foi unanimidade entre a torcida dos Reds, qualquer falha que viesse a cometer seria motivo para que Klopp fosse ainda mais pressionado a buscar um novo goleiro.
Em plena final de Champions League, Karius comete duas falhas pra lá de bizarras que, para muitos, culminariam em sua saÃda dos Reds. Mas depois de alguns dias, pra surpresa de todos, uma teoria sobre as falhas de Karius vem á tona. O alemão sofreu uma concussão após levar uma cotovelada de Sérgio Ramos na cabeça. Você lembra que na mesma final o Salah saiu lesionado? Pois bem, Sérgio Ramos também foi o responsável.
Cinco dias após a final, Karius foi submetido a exames no Hospital Geral de Massachusetts e no Hospital de Reabilitação Spaulding, que detectaram a lesão.
O Liverpool nunca procurou usar a lesão como desculpas, até mesmo Jurgen Klopp deixa isso claro, mas é necessário que seja considerada essa possibilidade no que diz respeito as falhas de Karius num jogo tão importante como a final da Champions.
Mesmo sem gozar de muito prestÃgio com a torcida, todos os torcedores acharam um tanto quanto estranhas as falhas de Karius, a primeira principalmente. A concussão acarreta a perda de visão periférica, o que em tese justifica a primeira falha que ocorreu 3 minutos após a agressão e também acarreta a diminuição do reflexo e o tempo de reação, que podem justificar a segunda falha.
As reações que ocorrem na pessoa que sofre uma concussão variam de maior a menor magnitude, por isso o mesmo não saiu de campo.
A questão é que Karius é um bom goleiro. Precisava de confiança pra se firmar e se firmou como titular durante a temporada. Julgá-lo pelas falhas na final da Champions é injusto, pois a meu ver as duas falhas estão ligadas diretamente a lesão sofrida.
Klopp confia em Karius para mais uma temporada. No inÃcio da temporada 17-18, confiou em nossos defensores e não quis ir ao mercado atrás de nenhum zagueiro. Resultado: dias antes da abertura da janela de janeiro, trouxe Van Dijk, o zagueiro mais caro da história. Não que a história vá se repetir, mas o Liverpool deveria se desfazes de Mignolet e trazer outro goleiro de alto nÃvel, para disputar posição com Karius e acirrar a luta pela titularidade.
Loris Karius não é um Alex Muralha, mas também não é um Neuer. Disputar posição com Mignolet não é difÃcil, por isso a chegada de um outro goleiro torna-se essencial, pena que Klopp não pensa assim.
Abaixo, números da temporada 17-18 de Karius:
Abração,
Gabriel Miranda
Siga-nos também no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário