Allez les Bleus!



20 anos se passaram desde aquele fatídico 12 de julho, onde a França aplicou 3x0 na seleção brasileira no Stade de France e conquistou seu primeiro título.

Agora, contando com o brilho de Mbappé, Kanté, Pogba e companhia, sagra-se bicampeã do Mundo ao vencer a Croácia por 4x2.

A França era considerada uma das favoritas ao título antes do torneio, porém chegou a Rússia com um Didier Deschamps contestado e com um time que não convencia. Pudemos ver isso na fase de grupos, onde sem muito brilho venceu Austrália e Peru e empatou com a Dinamarca num dos jogos mais sem graça das últimas Copas.

Após uma fase de grupos sem fazer jus ao posto de favorita ao título, foi nas oitavas que a França renasceu. Com grande atuação de Mbappé, despachou a Argentina por 4x2 e se classificou para as quartas, onde encontraria mais um sul-americano, o Uruguai.

Será que, se não estivesse lesionado e consequentemente fora da partida, Cavani seria capaz de fazer a diferença ao lado de Suárez a ponto de eliminar os franceses? Nunca saberemos. A verdade é que o Uruguai sentiu falta de um de seus principais astros e assim, a tarefa da França foi facilitada. 2x0 com falha colossal de Muslera.

Na semifinal os franceses encararam a Bélgica. Confesso que esperava uma classificação dos belgas a final e se o futebol fosse justo, assim aconteceria. Mas meus amigos, o futebol não é justo. Mesmo com a Bélgica jogando mais, tendo mais volume de jogo, Umtiti colocou a França na final após cobrança de escanteio.

Hoje fomos presenteados com uma final de Copa que a muito não vemos. 6 gols, um enredo muito diferente do que estamos acostumados, a possibilidade de um campeão improvável. O tipo de final que só uma Copa do Mundo é capaz de proporcionar!

A Croácia até tentou, foi valente, marcou duas vezes, mas sofreu com o gol contra de Mandzukic e o pênalti (a meu ver bem marcado) cometido por Perisic. Pela França, destaque para os gols de Mbappé e Pogba, dois jogadores que fizeram grande Copa do Mundo e ao lado de Kanté, foram os destaques franceses no torneiro, na minha opinião.

A Croácia fica no quase, mas sai da Rússia orgulhosa de sua melhor campanha na história e por ser a grande surpresa do torneio.

Enquanto esperávamos Brasil, Espanha ou Alemanha numa eventual final, a Copa nos brindou com um confronto entre franceses e croatas de alto nível.

É como diz o hino da França: Allons enfants de la Patrie, le jour de gloire est arrivé! (Avante filhos da pátria, o dia da glória chegou!).

Vive la France!



Abração,
Gabriel Miranda

Siga-nos também no Facebook, no Instagram e no Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário