Reage, Neymar!



De início, já deixo claro aqui que o que vou escrever é fruto do que vejo e do que penso. É a minha opinião. Não é necessário que você concorde com o que vou escrever. Não é a verdade absoluta, não é a minha opinião a única que importa. Longe disso!

Após uma Copa ruim, após ser considerado uma piada não só pelo brasileiro mas também por pessoas no mundo todo, após dar mais uma prova de que está longe de ser o cara que vai comandar nossa seleção, penso que é hora de recomeçar.

Neymar vinha de lesão, 3 meses parado. Com certeza não é fácil voltar já encarando uma Copa do Mundo. Imagine-se no lugar dele. A 10 nas costas, o peso de ser o craque da maior seleção do mundo, o peso de trazer um mundial após 16 anos, o peso das críticas constantes. É fácil ser Neymar? Eu não sei, mas com certeza não é esse inferno que estão tentando pintar pra blindá-lo.

O que eu penso é que, muito além de ficar devendo tecnicamente, e isso pode ser explicado pelo tempo parado anterior a Copa, nosso craque ficou devendo como homem. Isso mesmo, como homem. Mais uma vez demonstrou ser aquele menino mimado, que resiste a críticas, que é blindado por pessoas próximas. Aquele menino que não botou a cara após a derrota pra Bélgica, que fugiu da imprensa mas escolheu seu Instagram pra se manifestar e ser bajulado por quem o adora. Será que é essa a postura de um camisa 10 canarinho? Ou melhor, será que essa é a postura de um homem?

O mínimo que se esperava era um posicionamento de Neymar frente a imprensa, frente ao povo brasileiro. Escrever é mole, até eu tô aqui escrevendo. Botar a cara a tapa já é mais difícil.

Muitos justificam a atitude de Neymar dizendo que não adianta vir a imprensa tentar justificar algo pois a mídia só quer destruí-lo. Tudo bem, mas se esconder ajuda como? E também não venham dizer que é melhor não falar com a imprensa, já que ele pode acabar se arrependendo. Ele não é mais uma criança e autocontrole é o mínimo que se espera dele.

Ele não foi o culpado pela eliminação. Fez bom jogo contra o México, foi desastroso contra a Bélgica e tecnicamente ficou devendo durante todo o torneio, mas nós já esperávamos que ele estaria um nível abaixo do que pode apresentar. Quando não vai na técnica, existem outras formas de compensar, mas com certeza simulações, dramas, birras em campo não compensariam em nada. Fazer o quê se ele escolheu esse caminho?

Durante a Copa o defendi, pois acho que num torneio dessa magnitude, ficar querendo bater em nosso principal jogador é burrice. Fomos eliminados e me sinto na obrigação de falar que eu esperava muito mais dele como jogador e como homem.

Neymar tem 26 anos, não é mais o menino da Vila de 17. Já cresceu, é pai, já conquistou muito dentro do futebol, mas sua postura deixa muito a desejar. Agora vai voltar ao PSG e encontrar jogadores que gozam de muito mais prestígio que o nosso camisa 10. Qual será a reação dele?

Que esse período de férias sirva para que reflita. Com sua idade, ainda dá pra jogar mais 7, 8 anos em alto nível. São mais 7, 8 anos pra continuar provando que é um craque dentro das quatro linhas, mas que fora delas pode ser ainda melhor.

Confio em você, Neymar, mas a decepção é grande. Reaja!

Abração,
Gabriel Miranda

Siga-nos também no Facebook, no Instagram e no Twitter

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, exelente análise irmão, tá de parabéns o blog, vai crescer fácil.😎👏

    ResponderExcluir